"Se você tem uma crença, fará de tudo em prol dela".
— Yoshisuke Aikawa, fundador da Nissan Motor Co., Ltd.
O novo logotipo da Nissan simboliza uma mudança profunda. Ele aponta o próximo capítulo da marca, no qual a paixão e a inovação estão impulsionando uma sociedade mais eletrificada, autônoma e conectada. A revolução está aqui, e a Nissan está comprometida em fazer com que o mundo seja testemunha disso.
O novo logotipo é inspirado na transformação completa da Nissan. Em vez de ser apenas uma fabricante, a empresa está evoluindo como fornecedora de serviços e mobilidade, e essa mudança radical despertou a imaginação de Alfonso Albaisa, diretor de Design Global. Para ele, nada menos do que uma nova identidade seria o bastante.
"Se você tem uma crença, fará de tudo em prol dela".
— Yoshisuke Aikawa, fundador da Nissan Motor Co., Ltd.
NOVA IDENTIDADE. PRINCÍPIOS TRADICIONAIS.
A direção de Albaisa exigia uma nova abordagem. No entanto, Tsutomu Matsuo, líder de Design, sabia instintivamente que sua equipe também teria que integrar os princípios japoneses consagrados da Nissan – “seja apaixonado, inovador e desafiador”. O resultado foi a criação de diversos designs impressionantes, que trouxeram uma visão tecnológica de ponta, com um toque moderno e vanguardista. Tratava-se de um logotipo que as pessoas podiam tocar, sentir e desfrutar. E, o mais importante, foi uma promessa que todos puderam presenciar.
A paixão do fundador da Nissan, Yoshisuke Aikawa, é claramente visível no novo design. O círculo representa um sol nascente e a bandeira Hinomaru do Japão. Pequenos elementos horizontais substituem a barra anterior e representam o brilho de um sol emergente refletido em um corpo d’água.
“Simples, delicado e flexível.”
— Inspiração de design de Alfonso Albaisa, vice-presidente SR de Design Global da Nissan.
VARIAÇÕES DE LOGOTIPO
Um bom design chama a sua atenção. Um ótimo design o move. Veja como o filme acima apresenta o novo logotipo da Nissan como uma entidade viva, que respira. Observe como a luz se move gradualmente do amanhecer ao anoitecer, contando uma história de movimento por meio de diferentes elementos, e cada um representa como é estar vivo. Chegar lá exigirá muito poder mental; o seu, para ser mais exato.
As diversas variações ressaltam a versatilidade que todos os logotipos icônicos têm: a capacidade de viver em diferentes meios ao mesmo tempo que transmitem a emoção de uma nova marca. A versão final do logotipo incorpora a cor branca e a luz de fundo para simbolizar a eletrificação, enquanto o moderno design plano enfatiza o “digital em primeiro lugar”. Os veículos elétricos contarão com o logotipo iluminado, estreando com o Nissan ARIYA. Esse aspecto exclusivo é composto por 20 LEDs, que correspondem ao número de anos entre as reformulações do logotipo. Em breve, o novo logotipo poderá ser visto em todo o ecossistema da Nissan: de papéis timbrados e fachadas de concessionárias a redes sociais e publicidade digital.
A Nissan também apresentará um novo broche da marca para os funcionários. Podendo ser usado na lapela ou no colarinho, ele simboliza a dedicação em proporcionar uma excelente experiência ao cliente. A maioria das pessoas conhecerá o novo visual da marca nas concessionárias locais, onde o novo logotipo traz um significado diferente: momentos mais amigáveis na hora de comprar um veículo, seja online ou na própria concessionária. E essa parceria entre o digital e a concessionária exemplificará a nova experiência varejista da Nissan: fornecer o serviço certo, na hora certa e em um ambiente acolhedor.
UM SÍMBOLO DO FUTURO
Se você assistiu à estreia mundial digital do Nissan Next no dia 15 de julho, testemunhou o lançamento global do novo logotipo da Nissan. Ele destaca ainda mais as inovações e a capacidade da Nissan. Quando você vê o logotipo na parte dianteira do novo Nissan ARIYA, depara-se com a máxima expressão do Nissan Intelligent Mobility e com uma nova era, em que os carros fazem mais do que apenas nos levar de um lugar a outro. Com os clientes, queremos redefinir um futuro que vá além dos engarrafamentos e da poluição do ar; um futuro que nos leve além da mobilidade, em que o carro enriqueça sua vida e a sociedade.
O mundo vive em constante mudança. E, para celebrar as infinitas possibilidades, a Nissan vislumbra um futuro brilhante com inovação – e seu logotipo brilhante guia o caminho.
CONFIRA O NISSAN QUE ESTÁ ELETRIZANDO O FUTURO
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR